Carlos Bracher

0
O artista plástico Carlos Bracher vem hoje a Belo Horizonte para lançar seu livro “Ouro Preto – um olhar poético”. A publicação reúne texto e dezenas de aquarelas assinadas por ele, que viveu 40 anos na cidade.
Em seu livro Ouro Preto – Olhar Poético, com texto e aquarelas de sua autoria, Bracher debruça-se sobre os mistérios da velha Vila Rica, que está comemorando 300 anos em 2011. Ouro Preto se desnuda em seus personagens centrais, seus grandes artistas, poetas e sonhadores, propondo-nos uma dimensão telúrica e a odisséia mágica daquele momento histórico.
Ao falar de Aleijadinho, por exemplo, escreve Bracher: “Donde vinha a força daquele homem? Do mutilado com seus ferrões presos às mãos paralíticas, ferros invioláveis da dor, da excrescência máxima  da feiúra do corpo a transitar a intangível beleza revertida, de alguém a dialogar com o divino da encarnação, transfigurando chagas em cantaria, suplício em poesia. Aleijadinho detinha a real senha da pulsação, os vórtices fecundos e a entrega devocional dos desígnios definitivos do que seja, em verdade, arte”
É assim, de forma claramente poética, que o autor, através de sua vivência  na cidade, recria-nos o passado em busca dos enigmas encobertos e das raízes profundas que fizeram de Ouro Preto as matrizes do pensamento artístico e libertário de nosso país.

Data: Hoje, 17 de março
Horário:  19h30
Local: Museu Inimá de Paula, rua da Bahia, 1201. Tel.: (31) 3222-9798

0 comentários: