Mostra Cena Coletiva
0

De 7 a 10 de setembro, o público de Belo Horizonte e Contagem poderá se divertir com uma programação especialmente idealizada pelo Projeto Cena Coletiva. É a 2ª Mostra Cena Coletiva, que vai oferecer uma agenda gratuita de espetáculos teatrais, show de palhaços, cenas curtas, leitura dramática e um workshop de yoga.
PROGRAMAÇÃO (clique abaixo para ver a programação completa!)
SEDE GRUPO TRAMA - ESPAÇO TRAMA CONTAGEM
Rua Antonio Joaquim Santana, 97 – Bairro Fonte Grande – Contagem
Telefone: 2515-1580
Dia 08 de setembro, quinta, 20 horas
Leitura Dramática – O Chapéu do Meu Avô, de Eid Ribeiro
Grupo de alunos da Oficina ZAP18
Grupo de alunos da Oficina ZAP18
Dia 09 de setembro, sexta, 20 horas
Concerto em Ré
Grupo Maria Cutia (BH – MG)
Concerto em Ré
Grupo Maria Cutia (BH – MG)
A banda Maracutaia apresenta para seu grande público um show inesquecível. De traz pra frente, esse concerto começa no bis e acaba na passagem de som. No repertório, canções de palavras doces que retratam o universo das mulheres e dos homens, além de cantar o nosso mundo real (suas tartarugas, araras, micos, onças e garoupas). Na bateria, Marmota – a baterista de coração arritmado; no baixo e violão, Tadeu (e um charme que é só seu!); na guitarra, com seu grande topete, Felim; e no vocal, aquela que veio pra cantar todo mundo e o mundo todo, Begônia – uma flor em pessoa...
O Grupo: Hugo Araújo – Palhaço Tadeu; Leonardo Rocha – Palhaço Felim; Mariana Arruda – Palhaça Begônia; Marielle Brasil – Palhaça Marmota; Dramaturgia e Direção Coletiva; Direção Musical: Hugo Araújo; Figurino e cenário: Camila Morena
Dia 10 de setembro, sábado, 20 horas
Cabeça de Porco
Grupos Trama, Crônica e Cóccix
Grupos Trama, Crônica e Cóccix
Cabeça de Porco é um espetáculo experimental que traz no roteiro uma discussão sobre o progresso e suas conseqüências na sociedade atual. Este espetáculo é resultado de um processo de investigação criativa realizada pelo Grupos Trama, Cóccix Companhia
SEDE ZAP 18
Rua João Donada, 18 – bairro Serrano – Belo Horizonte
Telefone: 3475-6131
- Dia 8 de setembro, quinta, 20h30
Deuses
Deuses é um espetáculo épico que reflete sobre o surgimento do universo, do homem, das primeiras civilizações e do teatro. Fala sobre homens e deuses, sobre civilizações antigas e seus reflexos atuais. Deus criou o homem e a terra? O universo surgiu do Big Bang? Será que o homem de hoje é realmente mais evoluído do que o homem de milênios atrás? Em que aspecto regredimos? Em que evoluímos? Eis o mote: fazer perguntas e pensar sobre elas. Inspirado no “Teatro Essencial” de Denise Stoklos, o espetáculo é centrado no trabalho do ator, no qual os recursos narrativos - texto, gestos, mímica e música - estão à serviço de uma estética teatral que tem como foco a comunicação direta com o público,
Ederson Clayton – Ator/Autor - Ator, diretor e dramaturgo com mais de dez anos de experiências no Brasil e no exterior, é licenciado em teatro e bacharel em interpretação teatral pela UFMG. Atuou nos grupos: ZAP18, Asterisco Cia de Teatro e Cia Cena de Belo Horizonte. Há dois anos desenvolve trabalho solo que tem como fonte de pesquisa o “Teatro Essencial” de Denise Stoklos. O primeiro fruto desse trabalho foi o espetáculo “Deuses”, vencedor do 8º Prêmio Usiminas/Sinparc na categoria “Revelação Teatro Adulto 2010”. O espetáculo já circulou por diversos festivais do Brasil e da Europa.
Ficha técnica: Direção, Atuação e Dramaturgia: Ederson Clayton; Iluminação: Marcelo Carrusca; Cenário: Daniel Hazan; Figurino: Daniel Ducato; Consultoria Musical: Lucas Costa; Produção: O Trem Cia de Teatro
- Dia 9 de setembro, sexta, de 19h às 22h
Workshop Yoga para atores
Através da introdução à prática de exercícios da LichtYoga, Yoga da Luz, que desenvolve o crescimento espiritual, mental e material, o workshop ajuda a intensificar a presença do ator em cena. Serão experimentados: relaxamento com respiração e posturas para aumento de energia e consciência no "aqui e agora"; aumento da consciência corporal e mental através da respiração; relaxamento através do Som das Tigelas do Tibete, Japão, China e Índia; meditação.
Maria Inês de Moura Kapplinger iniciou-se na prática do Sarva-Yoga em 1973, tendo se graduado e pós-graduado nessa especialidade. Formada em Educação Física pela UFMG, cursou Pedagogia Terapêutica na Alemanha, onde se especializou em Klangmassage (massagem de relaxamento através do som) como método de relaxamento e meditação e Aromaterapia no Primavera Life Institut. Fundou o Instituto de Crescimento da Consciência Humana, LichtYoga Zentrum, em Waiblingen. Trabalha com doentes de Alzheimer através da Lichtyoga, dança e pintura na Caritas em Stuttgart, onde reside. Ao final será servido um lanche com chás e comidas integrais.
Inspirada no livro “Espelho Diário”, de Rosângela Rennó e Alicia Penna, a cena Rosângelas é construída a partir de trechos do livro, associações com imagens, partituras corporais e da memória pessoal das atrizes. Rosângela é uma e poderia ser muitas e, na tentativa de contar sua estória ela reflete outras, construindo uma cartografia de pequenos acontecimentos extraordinários que poderiam ser dela (s) ou nossos.
A cena participou do 12° Festival Cenas Curtas do Galpão Cine Horto, que aconteceu entre os dias 22 e 26 de junho de 2011.
Ficha Técnica: Direção: Julia Branco; Atrizes criadoras: Antônia Claret e Renata Andréa; Texto: Inspirado no livro “Espelho Diário”, de Rosângela Rennó e Alicia Penna; Iluminação: Leonardo Pavanello; Direção de Arte e Fotografia: Luísa Horta; Composição de trilha sonora original: Pedro Lutterbach
As Rosas do Jardim de Zula
É na vida de uma pessoa comum, sem nenhuma importância para a mídia, que esta cena vai buscar o testemunho de uma experiência e, através dela, tentar desvendar o humano. A partir desse desejo, o grupo chegou à pesquisa em Teatro Documentário.
A cena participou do 12° Festival Cenas Curtas do Galpão Cine Horto, de 22 a 26 de junho de 2011. Como cena mais votada, participará ainda do projeto Circuito da Cena, em Goiânia, de 22 a 26 de setembro de 2011.
Ficha Técnica: Direção: Coletiva; Coordenação de Dramaturgia: Sérgio Abritta; Elenco: Andréia Quaresma e Talita Braga; Criação de luz: Cristiano Araújo; Edição de Audiovisual: André Veloso; Colaboradores: Jane Porto, Cristiane Moreira, Fernanda Marçolla, Rosângela Braga, Cida Falabella, Vagner Antônio e SATED-MG.