Mostra Cena Coletiva

0
De 7 a 10 de setembro, o público de Belo Horizonte e Contagem poderá se divertir com uma programação especialmente idealizada pelo Projeto Cena Coletiva. É a 2ª Mostra Cena Coletiva, que vai oferecer uma agenda gratuita de espetáculos teatrais, show de palhaços, cenas curtas, leitura dramática e um workshop de yoga.

PROGRAMAÇÃO (clique abaixo para ver a programação completa!)



SEDE GRUPO TRAMA - ESPAÇO TRAMA CONTAGEM
Rua Antonio Joaquim Santana, 97 – Bairro Fonte Grande – Contagem 
Telefone: 2515-1580

Dia 08 de setembro, quinta, 20 horas
Leitura Dramática – O Chapéu do Meu Avô, de Eid Ribeiro
Grupo de alunos da Oficina ZAP18

 Dia 09 de setembro, sexta, 20 horas

Concerto em Ré
Grupo Maria Cutia (BH – MG)
A banda Maracutaia apresenta para seu grande público um show inesquecível. De traz pra frente, esse concerto começa no bis e acaba na passagem de som. No repertório, canções de palavras doces que retratam o universo das mulheres e dos homens, além de cantar o nosso mundo real (suas tartarugas, araras, micos, onças e garoupas). Na bateria, Marmota – a baterista de coração arritmado; no baixo e violão, Tadeu (e um charme que é só seu!); na guitarra, com seu grande topete, Felim; e no vocal, aquela que veio pra cantar todo mundo e o mundo todo, Begônia – uma flor em pessoa...
O Grupo: Hugo Araújo – Palhaço Tadeu;  Leonardo Rocha – Palhaço Felim; Mariana Arruda – Palhaça Begônia; Marielle Brasil – Palhaça Marmota; Dramaturgia e Direção Coletiva; Direção Musical:  Hugo Araújo; Figurino e cenário:  Camila Morena

Dia 10 de setembro, sábado, 20 horas
Cabeça de Porco
Grupos Trama, Crônica e Cóccix
Cabeça de Porco é um espetáculo experimental que traz no roteiro uma discussão sobre o progresso e suas conseqüências na sociedade atual. Este espetáculo é resultado de um processo de investigação criativa realizada pelo Grupos Trama, Cóccix Companhia


SEDE ZAP 18
Rua João Donada, 18 – bairro Serrano – Belo Horizonte
Telefone: 3475-6131

- Dia 8 de setembro, quinta, 20h30
Deuses
Deuses é um espetáculo épico que reflete sobre o surgimento do universo, do homem, das primeiras civilizações e do teatro. Fala sobre homens e deuses, sobre civilizações antigas e seus reflexos atuais. Deus criou o homem e a terra? O universo surgiu do Big Bang? Será que o homem de hoje é realmente mais evoluído do que o homem de milênios atrás? Em que aspecto regredimos? Em que evoluímos? Eis o mote: fazer perguntas e pensar sobre elas. Inspirado no “Teatro Essencial” de Denise Stoklos, o espetáculo é centrado no trabalho do ator, no qual os recursos narrativos - texto, gestos, mímica e música - estão à serviço de uma estética teatral que tem como foco a comunicação direta com o público,
Ederson Clayton – Ator/Autor - Ator, diretor e dramaturgo com mais de dez anos de experiências no Brasil e no exterior, é licenciado em teatro e bacharel em interpretação teatral pela UFMG. Atuou nos grupos: ZAP18, Asterisco Cia de Teatro e Cia Cena de Belo Horizonte. Há dois anos desenvolve trabalho solo que tem como fonte de pesquisa o “Teatro Essencial” de Denise Stoklos. O primeiro fruto desse trabalho foi o espetáculo “Deuses”, vencedor do 8º Prêmio Usiminas/Sinparc na categoria “Revelação Teatro Adulto 2010”. O espetáculo já circulou por diversos festivais do Brasil e da Europa.
Ficha técnica: Direção, Atuação e Dramaturgia: Ederson Clayton; Iluminação: Marcelo Carrusca; Cenário: Daniel Hazan; Figurino: Daniel Ducato; Consultoria Musical: Lucas Costa; Produção: O Trem Cia de Teatro

- Dia 9 de setembro, sexta, de 19h às 22h
Workshop Yoga para atores 
Através da introdução à prática de exercícios da LichtYoga, Yoga da Luz, que desenvolve o crescimento espiritual, mental e material, o workshop ajuda a intensificar a presença do ator em cena. Serão experimentados: relaxamento com respiração e posturas para aumento de energia e consciência no "aqui e agora"; aumento da consciência corporal e mental através da respiração; relaxamento através do Som das Tigelas do Tibete, Japão, China e Índia; meditação. 
Maria Inês de Moura Kapplinger iniciou-se na prática do Sarva-Yoga em 1973, tendo se graduado e pós-graduado nessa especialidade. Formada em Educação Física pela UFMG, cursou Pedagogia Terapêutica na Alemanha, onde se especializou em Klangmassage (massagem de relaxamento através do som) como método de relaxamento e meditação e Aromaterapia no Primavera Life Institut. Fundou o Instituto de Crescimento da Consciência Humana, LichtYoga Zentrum, em Waiblingen. Trabalha com doentes de Alzheimer através da Lichtyoga, dança e pintura na Caritas em Stuttgart, onde reside. Ao final será servido um lanche com chás e comidas integrais.

Dia 10 de setembro, sábado, 20h30

Rosângelas
Inspirada no livro “Espelho Diário”, de Rosângela Rennó e Alicia Penna, a cena Rosângelas é construída a partir de trechos do livro, associações com imagens, partituras corporais e da memória pessoal das atrizes. Rosângela é uma e poderia ser muitas e, na tentativa de contar sua estória ela reflete outras, construindo uma cartografia de pequenos acontecimentos extraordinários que poderiam ser dela (s) ou nossos.
A cena participou do 12° Festival Cenas Curtas do Galpão Cine Horto, que aconteceu entre os dias 22 e 26 de junho de 2011.
Ficha Técnica: Direção: Julia Branco; Atrizes criadoras: Antônia Claret e Renata Andréa; Texto: Inspirado no livro “Espelho Diário”, de Rosângela Rennó e Alicia Penna; Iluminação: Leonardo Pavanello; Direção de Arte e Fotografia: Luísa Horta; Composição de trilha sonora original: Pedro Lutterbach

As Rosas do Jardim de Zula
É na vida de uma pessoa comum, sem nenhuma importância para a mídia, que esta cena vai buscar o testemunho de uma experiência e, através dela, tentar desvendar o humano. A partir desse desejo, o grupo chegou à pesquisa em Teatro Documentário.
A cena participou do 12° Festival Cenas Curtas do Galpão Cine Horto, de 22 a 26 de junho de 2011. Como cena mais votada, participará ainda do projeto Circuito da Cena, em Goiânia, de 22 a 26 de setembro de 2011.
Ficha Técnica: Direção: Coletiva; Coordenação de Dramaturgia: Sérgio Abritta; Elenco: Andréia Quaresma e Talita Braga; Criação de luz: Cristiano Araújo; Edição de Audiovisual: André Veloso; Colaboradores: Jane Porto, Cristiane Moreira, Fernanda Marçolla, Rosângela Braga, Cida Falabella, Vagner Antônio e SATED-MG.



0 comentários: