Documentários brasileiros de graça

0
A dica de hoje vai para quem gosta de cinema. Para aqueles que não perdem uma oportunidade de prestigiar o cinema nacional, uma boa pedida é aproveitar os últimos dias do CINE CCBH, edição do mês de março. O projeto neste mês vem apresentando uma série de documentários nacionais.

Cine CCBH
Até 23 de março | às 19h
Centro de Cultura Belo Horizonte: Rua da Bahia, 1.149, Centro
ENTRADA GRATUITA
Informações para o público: (31) 3277-4384 
Veja a programação:

Dia 22 - quinta-feira – O CALDEIRÃO DA SANTA CRUZ DO DESERTO, de Rosemberg Cariry
CE, 1985, Doc, Cor, 73 min.
Resgate da memória e da história da comunidade religiosa do Caldeirão, liderada pelo beato José Lourenço, que se organizava em moldes socialistas primitivos. Depois de alcançar grande progresso, a comunidade foi destruída pela polícia cearense e pelo bombardeio de aviões, em 1936, deixando mais de 2 mil camponeses mortos. A partir dos depoimentos dos remanescentes e dos símbolos da cultura popular, o filme faz uma reflexão sobre o poder, a liberdade e a luta pela terra.

Dia 23 - sexta-feira – TERCEIRO MILÊNIO, de Jorge Bodanzky
SP, 1981, Doc, Cor, 90 min.
Agosto de 1980. Evandro Carreira, senador, sai de seu diretório em Manaus para percorrer suas bases eleitorais pelo Estado do Amazonas, na região do Alto Solimões, fronteiriça ao Brasil, Peru e Colômbia. Depoimentos de caboclos, de madeireiros, do sertanista Paulo Lucena, de índios brasileiros e peruanos, de um representante da Funai são colhidos desde a cidade de Benjamin Constant até o vilarejo de Cavalo Cocho. Uma visita à aldeia indígena dos Ticunas e às terras do povo Maiuruna culmina com o depoimento e a ação de José Francisco da Cruz, representante da cruz da Santa Ordem Cruzada Apostólica Evangélica. No trajeto, revela-se a potencialidade econômica do Amazonas e seus desvios: a corrupção na política indigenista e a presença de fábricas poluidoras como a dos Irmãos Mansur.

0 comentários: